Foral

Foral da Vila de Panoias
 
Para assinalar os 500 anos da atribuição do foral à vila de Panoias um grupo de cidadãos naturais da vila decidiu viabilizar esta edição comemorativa do documento numa versão fac-simile do único exemplar original existente, na Casa Forte dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, em Lisboa.
 
Foi movido por esse espírito combativo das gentes da nossa terra que aceitei levar por diante a sua vontade. A tarefa revelou-se árdua para um amador que não queria defraudar a vontade dos seus conterrâneos em homenagear os antepassados que aqui nasceram e lutaram para que a nossa terra obtivesse tão alta distinção na administração pública, pois que desde o início da nacionalidade foi concelho com privilégios reais e representação em Cortes.
 
O livro está disponível para consulta na Biblioteca Municipal de Beja, Clube Desportivo e Cultural de Panoias, Junta de Freguesia de Panoias, Biblioteca da Escola Secundária de Ourique, Biblioteca Pública de Setúbal, Biblioteca Municipal de Almada, Biblioteca da Torre do Tombo, Biblioteca Nacional e na Biblioteca da Casa do Alentejo.
 
José Maria Ferreira